Benefícios do Aleitamento Materno

 

Sem duvidas o aleitamento materno é o momento de maior vinculo entre mãe e filho; um vinculo que pode ser iniciado logo após o parto. O aleitamento fornece benefícios para a saúde da mulher e do bebe. Para a mulher, a amamentação ajuda a estimular os hormônios que colocarão o útero no tamanho de antes da gravidez. Amamentar também ajuda a mulher a perder peso no ritmo certo. Emagrecer muito rápido pode acarretar na diminuição da produção de leite justamente no momento em que seu bebe mais precisa para o seu crescimento.

Para os bebes, o leite materno é o alimento ideal para a sua nutrição nos primeiros meses de vida. É considerado o alimento mais saudável visto que é rico em nutrientes que darão a manutenção necessária para o crescimento do seu filho até os 2 anos de idade. Possui componentes necessários para proteger o bebe de varias doenças além de ser fonte natural de lactobacilos, oligossacarídeos e bífidobacterias.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda que as crianças sejam alimentadas exclusivamente com leite materno até os seis primeiros meses de vida. É sugerido também pela a OMS que a amamentação seja mantida até os 2 anos de idade ou mais complementada com alimentos adequados conforme orientação medica.

A amamentação também contribui para o vinculo emocional entre mãe e filho além do desenvolvimento cognitivo, emocional e do sistema nervoso.