A atividade física é muito importante para a saúde das pessoas e entre elas, destaca-se o Método Pilates. Criado pelo alemão Joseph Hubertus Pilates (1880 – 1967) é embasado na contrologia, ou seja , no controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo.

 

Os movimentos executados durante os exercícios de Pilates devem respeitar a fluidez, leveza e harmonia, sendo realizados de forma controlada e continua, absorvendo os impactos do corpo. A respiração está sempre associada à execução dos exercícios e o resultado da prática do método Pilates são benefícios para a saúde do praticante como: aumento da consciência corporal, melhora no equilíbrio, fortalecimento dos músculos e articulações, ganho de flexibilidade, melhora na postura e na coordenação motora. Desta forma ganha-se controle e precisão para a prática das atividades da vida diária, evitando movimentos compensatórios e melhorando a funcionalidade do corpo e a qualidade de vida.

 

Diante de tantos benefícios que o método proporciona, a prática de Pilates por mulheres pode contribuir para sua saúde e bem estar em várias fases da sua vida, como na adolescência, durante a gestação, e na maturidade. Para isso, é preciso avaliar cada indivíduo, detectar suas necessidades e então preparar um programa de exercícios de Pilates específicos para seus objetivos.

Por Tatiane Borges.

Benefícios do Pilates na Gestação

A fisioterapeuta Ariane Verttú Schmidt, especialista em Traumatologia e Ortopedia pela UNICAMP e responsável pelo Spazio Pilates Campinas, mostra neste vídeo os benefícios do pilates em sua própria gestação, assista: