Na ausência de complicações obstétricas, o ideal é praticar pelo menos 30 minutos por dia de atividade física ou pelo menos 3 vezes por semana.
Não pule o aquecimento antes de iniciar o exercício, assim você evita lesões articulares e sobrecarga cardíaca.
Você não deve interromper os exercícios de repente pois além de causar retenção de sangue nos músculos e extremidades, diminui o fluxo para o bebê. Então reduza o ritmo no final da caminhada, alongue-se e faça uns minutos de relaxamento.
Beba um copo de água antes do exercício e um copo a cada 20 minutos durante o exercício.
Não se exercite em jejum, coma uma maçã sem casca ou 3 biscoitos integrais 1 hora antes do exercício.
Nunca prenda a respiração durante o exercício, respire devagar e profundamente.

Atenção ao ritmo

Na caminhada leve, ideal para aquecimento, a velocidade é de 4-4,5 km/h.
Na caminhada moderada, a velocidade é de 4,5-5 km/h, mas você deve ser capaz de conversar normalmente, sem ficar ofegante.

Exercícios de Kegel

São contrações para fortalecimento do assoalho pélvico. Quando fizer xixi, tente interromper o fluxo de urina, sem deixar pingar, assim você será capaz de identificar os músculos responsáveis. Quando estiver com a bexiga vazia, contraia os músculos ao redor da vagina e do ânus, conte até 5 devagar e relaxe. Faça pelo menos 30 repetições por dia, pode ser em 3 séries de 10.

Náuseas?

Tome chá gelado de gengibre fresco com gotas de limão à vontade ou 2 biscoitos integrais a cada 2 horas. Pela manhã, coma biscoito integral ou uva passa, ainda em jejum. Não fique mais de 3 horas sem se alimentar.

Fadiga?

Beba 1 copo de suco de laranja lima batida com beterraba e cenoura ou aumente o consumo de verduras escuras e carne vermelha.

Sonolência?

Consuma 1 iogurte desnatado com uma fruta ou 1 copo de leite de soja com 1 colher (chá) de gergelim ou semente de girassol.

Prisão de ventre?

Chá de erva doce com erva cidreira e aumente o consumo de folhas cruas e grãos integrais.

Azia?

Chá de casca de maçã ou de abacaxi.

Ansiedade?

Chá de erva cidreira e camomila.

Compulsão alimentar?

1 banana amassada com aveia ou 1 punhado de amendoim, macadâmia, amêndoas.

Por Dra. Patrícia Varanda.